terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Aulas abertas

Dezembro e janeiro: ao mesmo tempo em que muitas crianças e jovens viajam para visitar parentes mais ou menos distantes, chega gente de fora da comunidade para também visitar parentes e passar as férias longe de suas casas.

A cada dia vejo aparecerem conhecidos rostos acompanhados de muitos novos para participar das oficinas de artes. Alguns surgem apenas para um ou dois encontros. Outros vão ficando por um mês ou mais.

Vejo esse movimento e procuro trabalhar num esquema de aulas abertas, com começo, meio e fim num mesmo encontro. É um jeito de receber os que chegam num grupo que já está engrenado e de possibilitar também que algumas crianças bem pequenas possam participar das atividades.

Gosto especialmente dessas misturas que acontecem nesse período. Percebo que as crianças mais velhas e jovens têm facilidade e apreciam ajudar as crianças pequenas em suas produções. Tem uma coisa de ser gratificante compartilhar o conhecimento e a destreza. E as crianças pequenas trazem combinações de cores, traços e jeitos muito livres para os dias e noto que isso influencia os maiores, possibilitando uma leveza e liberdade de expressão mágicas para os encontros.

Jogos, brinquedos, pequenos blocos e enfeites para o natal foram alguns temas das aulas abertas.



Enfeite de natal

Pássaros

Cobras

Bloco

Jogo de varetas

Nenhum comentário:

Postar um comentário